Aneel decide manter bandeira tarifária amarela no mês de julho

Agência justificou manutenção do custo extra devido ao período seco

Aneel decide manter bandeira tarifária amarela no mês de julho
São Miguel FM 87.9

A Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica, decidiu manter a bandeira tarifária amarela para o mês de julho. Com isso, a conta de luz dos brasileiros continuará com um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora consumidos.

A agência justificou a manutenção da bandeira, que já está em vigor desde abril, devido ao período seco no país. Com menos chuvas, o nível dos reservatórios das hidrelétricas cai, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, cujo custo de geração de energia é mais elevado. Diante desse cenário, a Aneel reforçou a importância da adoção de hábitos eficientes de consumo, para evitar desperdícios e contribuir para a economia doméstica e a sustentabilidade do setor elétrico.

Sistema de bandeiras tarifárias

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo sinalizar ao consumidor os custos reais da geração de energia. A bandeira verde indica condições favoráveis e não tem custo extra. Já a bandeira amarela sinaliza uma condição menos favorável. Em situações de custos mais altos, a agência pode acionar a bandeira vermelha, nos patamares um ou dois, que geram acréscimos maiores na conta de luz.

Fonte: Agência Brasil

Comentários (0)